Uma simulação de um possível confronto pela Presidência entre o ex-presidente Lula (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB), mostra que o tucano levaria vantagem.
De acordo com pesquisa feita pelo Ibope, Aécio teria 48% contra 33% do petista em um eventual segundo turno. O instituto ouviu 2.002 eleitores em todo o país na segunda quinzena de junho, a pedido do jornal "O Estado de S. Paulo". A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Se considerados apenas os votos válidos – quando os indecisos ou que votariam nulo não são considerados -, o placar seria de 59% a 41% a favor do Aécio. Se o adversário fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a disputa terminaria empatada tecnicamente. O tucano registraria 40% das intenções e Lula ficaria com 39%.
Transformados em votos válidos, o percentual passaria para 51% a 49%.
A pesquisa ainda mostra que o ex-presidente Lula perdeu força em locais tradicionalmente inclinados a votar no PT. Apesar disso, a pesquisa mostra que entre os mais pobres o ex-presidente ainda é o preferido. .