O peemedebista anunciou ainda que vai marcar uma “conversa” com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para tratar do que chamou de “atual conjuntura”. Lewandowski e os ministros Celso de Mello e Teori Zavascki assinaram os 53 mandados de busca e apreensão cumpridos na terça-feira. “Acho que os poderes, mais do que nunca, precisam estar voltados para as garantias individuais e coletivas", disse Renan, na chegada ao Congressonessa quarta-feira (15). Foram alvo da Lava-Jato os senadores Collor de Mello (PTB-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Fernando Bezerra (PSB-PE), além do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), que tiveram casas e escritórios revistados.
O presidente da Câmara, por sua vez, preferiu não comentar as oposições feitas à operação e descartou ligações entre as medidas de busca e apreensão e uma possível retaliação do governo aos parlamentares. “Não foi uma ação motivada pelo governo. Não dá para acusar o governo pela ação.
Cunha, que já conhece o desconforto de passar por uma busca e apreensão da Polícia Federal, foi irônico sobre uma possível ação da Lava-Jato contra ele: “A porta da minha casa está aberta. Eu acordo às 6h. Que não cheguem antes das 6h para não me acordar”. Em maio, o STF autorizou que a PF revistasse seu gabinete, onde foram apreendidos requerimentos que teriam sido usados para pressionar empresas a acertar pagamento de propinas. O deputado ficou possesso. A temperatura do caldeirão político é tão alta em Brasília, que o vice-presidente da República, Michel Temer, disse nessa quarta-feira que a Operação Lava-Jato abala a “tranquilidade institucional do país”. E fez até mesmo um apelo pela paz: “Sinto que há um clima de certa discordância, que não é útil para o país nem é muito fruto, digamos assim, do espírito do brasileiro. Precisamos buscar uma concórdia de todos os brasileiros.” Entretanto, ele evitou colocar o dedo na ferida e não se recusou a comentar a ação da Polícia Federal. “Não quero entrar nesse assunto porque é extremamente delicado. Acho que temos que aguardar os acontecimentos”, disse..