Brasília - Após a prisão do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, na manhã desta segunda-feira, senadores do PSDB defendem que as investigações priorizem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff. "O mesmo fundamento que embasou a condenação de Dirceu no mensalão, a teoria do domínio do fato, deveria conduzir a investigação de Lula e Dilma", disse o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).
Leia Mais
PF deflagra mais uma operação da Lava-Jato com prisão de José DirceuIrmão e ex-assessor de José Dirceu são presos na Lava-JatoDelação do lobista Milton Pascowitch levou José Dirceu à prisão da Lava-JatoDirceu "sabe-tudo" prestou consultorias milionárias Após prisão de Dirceu, líder do PPS diz que PT é organização criminosaCom prisão de Dirceu, Caiado insinua faltar pouco para chegar a LulaSecretário nacional de Organização do PT chama Lava-Jato de 'espetáculo'Senado aprova flexibilização de exigências para celebração de consórcios públicos Dilma: Mais Médicos melhora o SUS e promove mudança na formação dos médicosDefesa de Dirceu diz que ex-ministro tornou-se 'bode expiatório' da Lava-Jato'Ninguém está isento de ser investigado', diz procurador sobre LulaCunha Lima diz que antes de diálogo, Dilma deve reconhecer "erros graves"Lobista diz que PT financiou blog com propinaMoro bloqueia R$ 20 milhões de José DirceuSobre Lava-Jato, Kassab diz confiar na conduta de DilmaForça-tarefa diz que esquema vem desde a época de Dirceu na Casa CivilDilma reúne conselho político para tratar de pauta da semana no Congresso"Quando se chega a esse estágio de investigação, o que se pressupõe é que algo mais virá", indicou, destacando que Dirceu era o homem forte do governo Lula. "Ele esteve sempre no epicentro das ações políticas do PT e do governo desde o primeiro momento, quando o Lula o colocava como uma espécie do primeiro-ministro. Das lideranças petistas, é a de maior influencia."
O senador elogiou a atuação do Ministério Público, da Polícia Federal e da Justiça, ao afirmar que a Lava Jato está destruindo o conceito de que a atuação da Justiça atinge só os fracos. Para Dias, a prisão do ex-ministro fragiliza o governo. "A responsabilidade maior cabe aos governantes. Nesse caso, há uma relação direta do Dirceu com o Lula", afirmou.
Nesta manhã, responsáveis pela operação afirmaram que Dirceu, além de beneficiário da corrupção na Petrobras, foi agente da instituição do esquema na estatal quando era ministro da Casa Civil, passando pelo mensalão e pelo período em que ficou na prisão. "Quando essa informação vem da área responsável pela investigação, há sinalização de seriedade e da gravidade do caso", avaliou o Dias.
Segundo Nunes, a prisão do ex-ministro é um "duríssimo golpe" no PT, já que ele teve forte contribuição para que o partido conquistasse o poder..