A proposta de corte de ponto para vereadores faltosos tem apoio popular. Moradores de Belo Horizonte ouvidos pelo Estado de Minas criticam a ausência de quórum que, desde o início do ano, emperra a pauta na Câmara Municipal. “Sou a favor e apoio que o ponto seja cortado não somente em dias de votações de pautas, mas também quando o vereador não comparecer regularmente à Câmara”, defende o taxista Renato Cosso. Opinião semelhante manifesta o estudante de direito Claudius Suetônio de Abril Domingues: “Sou a favor de cortar o ponto e também de haver algum tipo de multa ou punição disciplinar. Obviamente, se doer no bolso, eles passam a participar mais”.
Leia Mais
Câmara de BH quer cortar ponto de vereadoresAprovado corte de salários de vereadores ausentes da Câmara de BHCâmara de BH quer cortar salário de vereador ausenteSem quórum desde o início do ano para votar projetos e propostas do Executivo, a Mesa Diretora da Câmara apresentou proposta para a mudança do regimento interno.
São necessários 21 vereadores em plenário para a obtenção de quórum. Apesar de o governo municipal ter 32 vereadores em sua base de sustentação, não consegue aprovar as matérias de seu interesse. “Se vamos continuar assim, até os dedicados que estão sempre em plenário vão parar de vir, intensificando a cultura da falta. O vereador não vem porque não vai votar e não vota porque não vem”, critica o vice-líder do prefeito na Câmara, Leonardo Mattos..