A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES será instalada hoje com a eleição do presidente e os vice-presidentes da comissão. Também deverá ser indicado o relator. Na terça-feira (4), três partidos de oposição (DEM, PSDB e PPS) anunciaram a intenção de assumir o comando de pelo menos duas das quatro CPIs que entrarão em funcionamento na Câmara nas próximas semanas e excluir o PT dos cargos dessas comissões.
O pedido de criação da CPI, feito pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), requer a investigação de empréstimos considerados suspeitos pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, concedidos tanto a empresas de fachada como a empreiteiras investigadas. Para as nove empreiteiras citadas na operação, o BNDES concedeu, entre 2003 e 2014, financiamentos de R$ 2,4 bilhões.
O requerimento também pede a apuração de empréstimos classificados como secretos, concedidos a países como Angola e Cuba.
Por fim, o deputado pede a investigação de empréstimos questionáveis do ponto de vista do interesse público, como as operações de crédito e concessão de garantia em favor de empresas do empresário Eike Batista e do setor frigorífico. "As dificuldades financeiras enfrentadas por essas companhias e o questionável retorno do investimento trazem a necessidade de investigar tais casos", diz Bueno.
Com Agência Câmara