O governo do Rio Grande do Sul poderá quitar a folha salarial de julho dos servidores estaduais antes do previsto, informou, por meio de nota, o Palácio Piratini. De acordo com o texto, em reunião no final da tarde desta segunda-feira, 10, o governador José Ivo Sartori (PMDB) determinou que a Secretaria da Fazenda, em função do ingresso da receita do ICMS, estude a possibilidade de antecipar os pagamentos que foram parcelados.
Leia Mais
Ministros do STF discutem proposta para aumento de 16% em seus saláriosPEC que eleva salários de servidores tira o sono do governo DilmaRS pode cortar serviços se STF decidir por pagamento integral de saláriosGoverno federal bloqueia contas do RS para garantir pagamento da dívida"O governador José Ivo Sartori determinou que a Secretaria da Fazenda estude a quitação imediata da folha salarial de julho do funcionalismo público do Estado", diz a nota divulgada há pouco. "A ordem foi dada diante das últimas informações recebidas pelo governador sobre o ingresso da receita do ICMS. Mesmo tendo diversas pendências financeiras em aberto, Sartori decidiu que primeiro seja feito o pagamento do salário dos servidores públicos."
Ainda não há, no entanto, uma confirmação sobre o pagamento. O anúncio do parcelamento dos salários, no dia 31 de julho, motivou uma onda de protestos e paralisações por parte de servidores de diversas áreas. Na última sexta-feira, dia 8, o Executivo protocolou na Assembleia Legislativa um conjunto de medidas para contribuir com o chamado "ajuste fiscal gaúcho", mas a falta de soluções de curto prazo à crise financeira mantém a possibilidade de que haja novos parcelamentos nos próximos meses.
Outra questão em aberto é o pagamento da dívida com a União.