A Câmara aprovou o texto principal do projeto de lei que cria o crime de terrorismo no Brasil. A proposta, enviada pelo Executivo há apenas dois meses, pretende garantir aos ministérios da Defesa e da Justiça os mecanismos para prevenir e reprimir atos de terror nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A votação foi adiada e está marcada para ser concluída na manhã de hoje pelo plenário da Câmara.
Leia Mais
Câmara aprova projeto que permite bloqueio de bens de envolvidos com terrorismoProcuradores criticam projetos sobre terrorismoFGTS e redução da maioridade penal estão na pauta da Câmara desta semanaMas o relator do projeto nº 2016/15, Arthur Maia (SD-BA), disse que a medida garante a proteção da população, sem extremismos. Após consulta à Polícia Federal, os deputados incluíram a motivação para o crime de terrorismo: atos “por razões de xenofobia, religião, discriminação ou preconceito de raça, cor e etnia” com “finalidade de provocar terror social ou generalizado”. Deputados à direita e à esquerda retiraram a motivação “por ideologia” para configurar o crime.
O projeto cria cinco grupos de crimes, entre eles o financiamento e a colaboração ao terror. A pena mais alta varia de 12 a 30 anos de prisão.
Quem colaborar com terroristas será punido com cinco a oito anos de prisão..