O prefeito Marcio Lacerda (PSB) se reuniu nesta quinta-feira com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, em Brasília, para tratar da pauta de reivindicações dos prefeitos com a União. Lacerda, que preside a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), afirmou que as demandas apresentadas não representam impacto fiscal ao tesouro. "Trouxemos à consideração do Governo Federal uma pauta construtiva e propositiva de baixo ou nenhum impacto fiscal para a União, mas que pode trazer benefícios relevantes para os municípios nesse momento de restrições econômicas”, disse. O acesso a depósitos judiciais, operações de crédito internacionais e o pagamento de precatórios também foram tratados no encontro.
Lacerda e os outros diretores da FNP voltaram a pedir que seja feito um esforço de entendimento entre Executivo e Legislativo. O assunto já havia sido tratado em carta aberta à sociedade, divulgada no início da semana pela Frente. Na terça-feira, durante evento da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Lacerda voltou a comentar a crise política.
Ele disse que os cofres dos municípios tem sofrido com a falta de recursos. “Estamos fazendo um apelo aos líderes políticos para que conversem e encontrem um caminho para resolver a crise política. Com a crise política em andamento é bem mais difícil resolver o problema da falta de crescimento da economia. E, sem crescimento, não temos arrecadação de impostos e a população é que vai sofrer mais, principalmente, a população que mais precisa de recursos públicos”, comentou.