(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Patrus vem a BH lançar plano safra para agricultura familiar

O lançamento do Pronaf para Minas acontece em solenidade na Assembleia de Minas, coma participação do governador Fernando Pimentel


postado em 19/08/2015 10:02 / atualizado em 19/08/2015 11:00

O governador de Minas, Fernando Pimentel, Adalclever Lopes, presidente da Assembleia, e Patrus Ananias, Secretário do Desenvolvimento Agrário(foto: Paulo Filgueiras / EM / D.A Press)
O governador de Minas, Fernando Pimentel, Adalclever Lopes, presidente da Assembleia, e Patrus Ananias, Secretário do Desenvolvimento Agrário (foto: Paulo Filgueiras / EM / D.A Press)
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e o governador Fernando Pimentel, lançam na manhã desta quarta-feira , em reunião especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o plano safra para a agricultura familiar para o estado. Em junho passado foi lançado o plano nacional para o setor para o período 2015/2016, com ampliação em 20% dos recursos disponíveis, que somam R$ 28,9 bilhões.

“Nesse plano safra há um incremento em volume de crédito num momento importante do ponto de vista de ajuste fiscal. Acho que isso é uma grande vitória para o setor. E com relação à qualidade do crédito, há avanços. O Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Famíliar) vem ao longo dos anos se ajustando para atender às demandas da agricultura familiar brasileira”, avalia João D’ Angelis, diretor Técnico da Emater-MG.

Do total anunciado para o país, R$ 26 bilhões são provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O restante, segundo o ministro Patrus Ananias, virá de outras fontes. O Pronaf disponibiliza três modalidades de crédito: custeio, investimento e comercialização. Os prazos de pagamento e carência podem variar de acordo com a linha de crédito.

As taxas de juros do Pronaf variam entre 2% e 5,5%, dependendo da região e do valor financiado. Para agricultores familiares da região do Semiárido estão garantidas condições diferenciadas, com índices entre 2% e 4,5%. Taxas menores foram mantidas para os segmentos de baixa renda.

Greve

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Durante a solenidade, servidores públicos estaduais em greve colocaram faixas, das galerias da Assembleia Legislativa de Mians Gerais (ALMG),  em protesto contra o governo estadual.

MST

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Também no evento de hoje, integrantes do MST não só ocuparam o plenário do Legislativo mineiro. Eles ocuparam ainda a via pública  em frente à ALMG com barracas de lona.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)