Brasília - O Congresso Nacional terá sessão conjunta na manhã desta quarta-feira para apreciar, entre outras matérias, 20 vetos da presidente Dilma Rousseff deste ano. A sessão está marcada para as 11 horas e ocorrerá no Plenário da Câmara.
Leia Mais
Lei complementar sobre depósitos judiciais é sancionada com vetosCâmara de BH tem debate acirrado em torno de vetos do prefeitoPor falta de quórum, Congresso cancela sessão para apreciar vetos presidenciaisSessão conjunta do Congresso para apreciação de vetos presidenciais é suspensaNa sessão desta quarta, os parlamentares também podem apreciar veto na Lei dos Partidos Políticos ao trecho que estendia a siglas criadas a partir de fusão a permissão garantida às novas legendas de receber donos de mandatos antes filiados a outros partidos, no prazo de 30 dias desde o registro, sem que isso resulte em perda do mandato dos novos filiados.
Vetos mais polêmicos como ao reajuste do Judiciário e à extensão da política de reajuste do salário mínimo a aposentados não aparecem na relação de votação prevista para hoje.
Os parlamentares vêm adiando novas deliberações sobre vetos presidenciais desde março. A última tentativa de votação foi em 15 de julho, mas por falta de quórum o Congresso encerrou a sessão. A votação dos vetos é nominal e aberta. Para um veto ser derrubado, são necessários os votos da maioria absoluta de deputados (257) e de senadores (41)..