O Plenário aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta obteve 320 votos a favor e 152 contra. A matéria será enviada ao Senado.
Leia Mais
FGTS e redução da maioridade penal estão na pauta da Câmara desta semanaPauta na Câmara nesta semana prioriza maioridade penal e FGTSMinistro do Supremo rejeita suspender votação da PEC da maioridade penalPEC da Maioridade Penal pode ser concluída esta semanaCCJ analisa projeto para redução da maioridade penal na quartaCom apreensões em alta, crimes cometidos por jovens chamam a atenção pela banalidadeEm julho, o texto foi aprovado com o voto de 323 deputados na forma de uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE). Houve 155 votos contra.
A PEC excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário na mesma semana os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.
Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.
Com Agência Câmara .