Brasília - O doleiro Alberto Youssef reafirmou nessa terça-feira (25), durante acareação na CPI da Petrobras com o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, acreditar que a presidente Dilma e o seu antecessor imediato, Luiz Inácio Lula da Silva, sabiam do esquema de propinas. Como já havia dito em depoimento em maio, ele disse que era difícil o alto escalão do governo não ter conhecimento da corrupção na petroleira. Apesar disso, o doleiro afirmou não saber sobre a participação deles em crimes. “Não estou protegendo Lula, não o conheço, não tenho por que protegê-lo”, declarou.
Leia Mais
Youssef quebra silêncio em CPI e diz que não conhece PalocciYoussef diz que ouviu de Janene que Lula ficou contrariado com nomeação de Costa'Não estou protegendo Lula, não tenho por que protegê-lo', diz YoussefSTF reconhece validade de delação de Alberto YoussefMinistros do STF vão analisar validade de delação de YoussefMinistro do STF levanta nova suspeita sobre campanha de Dilma“Tem outro réu colaborador que está falando, eu não fiz esse repasse. Assim que essa colaboração for notificada, vocês vão saber realmente quem foi que pediu recurso e quem repassou esse recurso”, afirmou. Até momento, há 28 acordos de delação premiada, segundo o Ministério Público.
O doleiro foi questionado pelo petista Jorge Solla (BA) sobre o suposto esquema de corrupção envolvendo Furnas e os tucanos de Minas, mais precisamente sobre a participação do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que teria recebido propina da estatal. Youssef disse que ouviu falar do esquema, que foi relatado a ele na época pelo ex-deputado José Janene (PP-PR).
Apesar das contradições, não houve confronto entre Youssef e Paulo Roberto Costa durante a acareação. O ex-diretor defendeu a manutenção das empreiteiras investigassdas na Lava-Jato por causa da experiência delas no setor de engenharia. “As pessoas que erraram devem pagar pelos seus erros, mas acabar com empresas de 60, 70 e 80 anos tem que ser uma decisão muito pensada, porque são elas que têm tecnologia de engenharia, o que você não consegue de um dia para outro.”.