Brasília - Presidente da Comissão do Pacto Federativo do Senado, o petista Walter Pinheiro (BA) afirmou nesta sexta-feira firmará posição contra a volta da CPMF, derrubada pelos senadores em 2007. "Sou radicalmente contra, o imposto vai explodir a inflação e aumentar ainda mais a retração econômica", criticou ele, ao avaliar que a proposta, da forma que foi articulada, não tem a "menor chance de lograr êxito".
Leia Mais
Empresariado reage contra volta da CPMFCPMF saiu do texto do Congresso do PT por medo de se falar de imposto, diz FalcãoMinistros da Saúde e da Fazenda entram em rota de colisão com declarações sobre CPMFChioro diz que governo não defende CPMF, mas debate financiamento à saúdePara senadores, CPMF é 'bomba' que implode reaproximação da baseNa terça-feira, por exemplo, ele disse ter conversado com Nelson Barbosa sobre a reforma do ICMS e ontem recebeu em seu gabinete assessores da equipe de Levy para discutir a proposta que reduz a alíquota do imposto.
O senador do PT chegou a ponderar se há "falta de rumo" no governo, uma vez que vinha conversando com a equipe econômica sobre a proposta de reforma do ICMS a fim de reforçar o caixa da União, dos Estados e dos municípios. Em nenhum momento, segundo ele, se falou na Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS), novo nome para a CPMF.
Segundo o petista, em nenhum momento foi dito ou mesmo cogitado nas conversas recentes a adoção da CIS para melhorar a arrecadação do governo. Uma das críticas dele à proposta é que penaliza o consumidor, uma vez que atinge toda a cadeia produtiva em cascata..