Jornal Estado de Minas

Aécio diz que proposta do orçamento é "atestado de incompetência" do governo


O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), comentou na tarde desta segunda-feira o envio da proposta de orçamento ao Congresso, que prevê déficit de R$ 30,5 bilhões em 2016. Segundo ele, a medida é “definitivo atestado de incompetência deste governo”. Segundo o tucano, a presidente Dilma Rousseff não consegue apresentar uma proposta de orçamento equilibrada, “não consegue fazer o essencial, que é cortar gastos”, disse. Hoje, os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, entregaram ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB), Proposta de Lei Orçamentaria (PLOA) para o próximo ano.

Ainda segundo o tucano, que participou de encontro regional do PSDB, em um hotel no Centro de Belo Horizonte, até o momento o governo petista não apresentou nenhuma proposta efetiva de enxugamento da máquina pública, levando o país ao quadro de recessão técnica.

Lula

Aécio comentou também a declaração do ex-presidente Lula, de que pode concorrer à Presidência em 2018. Para ele, independentemente de quem for o candidato do PT nas próximas eleições, “o ciclo dos petistas no governo terminou”. Na semana passada, Lula afirmou pela primeira vez que, se for preciso, disputará a Presidência da República. 

Perguntado se vai concorrer com Lula em 2018, Aécio desconversou.
"Primeiro lugar, tem que ver se eu serei candidato em 2018. Tive a honra de disputar em 2014, falando a verdade. Não vamos discutir quem será nosso adversário. Mas qualquer que seja o candidato do PT, o ciclo de governo deles terminou. Nas eleições municipais, o PT já sofrerá com a questão de sua incoerência", falou

.