Bem antes do início do tradicional Desfile da Independência, na Esplanada dos Ministérios, nesta segunda-feira (7/9), as arquibancadas preparadas ao longo da via N1 (Eixo Monumental) estavam lotadas. Para manter a segurança do evento, a Polícia Militar revistou quem chegava a pé e de bicicleta, a partir da Rodoviária do Plano Piloto.
Aproximadamente 1,7 mil profissionais da segurança pública foram escalados para atuar na ocasião. Desses, 1,5 mil são PMs. Um boneco inflável que representa o ex-presidente Lula com roupa de presidiário – que estava presente nas últimas manifestações contra o governo petista – foi inflado, ao mesmo tempo em que faixas com dizeres “fora Dilma”, “fora PT” foram hasteadas no gramado central da Esplanada dos Ministérios.
Um outro inflável que representa a presidente Dilma - avaliado em R$ 13,5 mil - também foi levado a Brasília. Batizada de Pixuleca, a boneca de 13 metros tem nariz de Pinóquio, manchas de lama no corpo e faixa presidencial rasgada. Durante o desfile, manifestantes entregaram imitações de notas com os rostos de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, com o nome de Pixulecos.
Por volta das 10 horas, dois homens que tentaram invadir o desfile na Esplanada dos Ministérios foram contidos por 10 policiais militares. A contenção ocorreu perto da Marinha. Eles estavam xingando o pessoal da Força Nacional falando que "são inconstitucionais" e gritando "polícia bolivariana".