(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Levy fala em meta fiscal maior e um pouco mais de impostos

O ministro avaliou o rebaixamento como um "sinal de alerta muito importante" em relação ao reequilíbrio da economia


postado em 10/09/2015 15:56 / atualizado em 10/09/2015 16:18

(foto: EVARISTO SA)
(foto: EVARISTO SA)

Após rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor's, na noite de ontem, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, falou em meta fiscal maior e um pouco mais de impostos durante coletiva concedida à imprensa na tarde desta quinta-feira. De acordo com o ministro, a sociedade, as empresas e as famílias podem ter que fazer um "pequeno esforço" para o país voltar a ser reconhecido internacionalmente como um "país forte".

Levy avaliou o rebaixamento como um "sinal de alerta muito importante" em relação ao reequilíbrio da economia. "Certamente nós já tínhamos um processo em andamento, e o episódio de ontem cria um estímulo adicional para concluir esse processo", disse. Ele alertou ainda que é preciso mostrar que o processo de reequilíbrio fiscal está em andamento, para diminuir o "afã" de outras agências - Fitch e Moody's - também diminuírem as notas do Brasil.

Ainda durante a coletiva, o ministro ressaltou que o Orçamento projetado para 2016 já é bastante enxuto, e que é importante discutir com "transparência e clareza" antes de tomar as medidas necessárias para cortar despesas e, se necessário, criar novas receitas. Levy, disse que ainda não tem valores sobre corte de despesa e aumento de receita para citar, mas previu que os terá no final de setembro.

Inflação

O ministro da Fazenda afirmou que a inflação já está convergindo para o centro da meta e disse que resolver a questão fiscal é mais complexo que combater a inflação. Ele assegurou ainda que o governo está fazendo o "necessário" para o país voltar a crescer com segurança e salientou que o mercado não se acalma com palavras, mas apenas com ações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)