A Prefeitura de Belo Horizonte vai usar, pela primeira vez, a validação por biometria digital em seu concurso para auditor-fiscal em engenharia civil, que está com suas inscrições abertas até o dia 7 de outubro. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) é o responsável pela elaboração do concurso, que vai colher a digital dos candidatos no momento de realização da prova para comparação no momento da validação do resultado. De forma inédita no serviço público, a PBH vai afastar a possibilidade de fraude por meio da qual uma pessoa se apresenta para fazer os testes no lugar do candidato.
De acordo com a diretora de Projetos do IBGP, Anna Sophia Candiotto Pereira, a validação por biometria já vem sendo amplamente aplicada em vários concursos e, especialmente, em vestibulares de medicina, onde foram verificadas tentativas deste tipo de fraude. “Na hora de fazer a prova, o candidato além de apresentar a carteira de identidade, terá colhida sua digital. Caso seja aprovado, no momento de tomar posse do cargo será feita a certificação com comparação da digital colhida no momento do teste”, explica. De acordo com o instituto, estão sendo disponibilizadas quatro vagas para o cargo de auditor-fiscal, com salário inicial de R$ 5.120 mensais, por uma jornada de oito horas diárias.
Rapidez Anna Sophia garante que a coleta das digitais não vai causar qualquer transtorno para o candidato no momento da prova. Cada sala de aplicação de prova terá um tablete, por meio do qual será feita a coleta da digital. Garante ainda que poderá ser usado qualquer dedo, apesar da padronização ser o uso dos indicadores. Segundo a diretora, não existe o risco de haver problemas na coleta que impeça a comparação posterior. “Esse método tem mais precisão do que a biometria facial, por exemplo, que pode apresentar maior falha”, diz. Para evitar questionamento judicial após a divulgação do resultado, o uso da biometria é informado ao candidato ainda no edital do concurso, assim como se faz, por exemplo, com o uso de detector de metais na realização das provas. “Desde que iniciamos a validação por biometria digital em diversos concursos nunca enfrentamos questionamentos digitais”, garante Anna Sophia.
Serviço Para concorrer ao cargo de auditor-fiscal com habilitação em engenharia civil, o candidato deve ter nível superior completo e se inscrever até o dia 7 de outubro, no site do IBGP Concursos, no endereço: www.ibgpconcursos.com.br, onde está disponível o edital. Serão aplicadas provas objetivas e de títulos e o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, de acordo com o interesse da prefeitura.