Responsável pela ação que tornou inconstitucional o financiamento de campanhas e partidos por empresas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) agora prepara uma mobilização nacional pela criminalização do chamado caixa 2 na política.
Leia Mais
Toffoli diz ser necessário 'punição severa' de caixa 2Pezão: se CPMF não passar, será preciso outra medida para aliviar caixa estadualGilmar Mendes diz que país pode ter 'amontoado de caixa 2' se doação for proibidaNovo presidente da OAB de Minas prega protagonismo do cidadão no combate ao caixa 2A criminalização do caixa 2 é uma das propostas do chamado pacote anticorrupção que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso em março deste ano. Pelo projeto, o crime de caixa 2 poderá ser punido com penas de três a seis anos de prisão, além de multas de até dez vezes o valor arrecadado e não declarado à Justiça Eleitoral.
Medidas
O tema também está no radar do Ministério Público Federal. Procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato lançaram a campanha "10 Medidas contra a Corrupção", que traz a criminalização do caixa 2 no conjunto de providências propostas para coibir delitos que envolvam desvio de verbas públicas e atos de improbidade administrativa.
O objetivo é reunir 1,5 milhão de assinaturas para pressionar os parlamentares a votar os 20 anteprojetos de lei que visam regulamentar as dez medidas.
.