Durante visita de Estado à Colômbia, nesta sexta-feira a presidente Dilma Rousseff iniciou sua declaração conjunta exaltando a "decisão corajosa" do presidente Juan Manuel Santos em implementar um processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Abrir esse processo é um orgulho para a América do Sul. O êxito das negociações transcende as fronteiras da Colômbia e é exemplo para o mundo", afirmou.
Leia Mais
Dilma visita a Colômbia hojeViagem de Dilma à Colômbia é adiada para quinta-feiraDilma: Brasil e Mercosul têm interesse em parceria com Aliança do PacíficoBrasil fecha acordo automotivo com Colômbia por 8 anosA presidente abordou também acordos firmados no âmbito de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Assim como o colega colombiano, ela destacou o fato de Brasil e Colômbia serem os dois países com maior biodiversidade no planeta, o que amplia a importância dos acordos bilaterais firmados. "Em termos multilaterais, demos um passo muito importante para o encontro da COP 21, em Paris", afirmou. Segundo ela, a disposição dos dois países para atuar e preservar a riqueza ambiental e a biodiversidade da região, inclusive da Amazônia, é importante para a sustentabilidade de todo o mundo.
Entre os acordos firmados nesta sexta-feira estão questões indígenas, de fronteiras, pesquisa, desenvolvimento agrário, facilitação de comércio, logística e transporte fluvial, além de facilitar exportações de setores automotivos e têxtil.
O presidente colombiano comentou que a visita foi bastante produtiva e que os dois países podem avançar nas relações bilaterais.