(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PPS quer ouvir Lulinha na CPI da Petrobras

Partido pede ao procurador-geral da República para confirmar delação em que lobista Fernando Baiano diz ter pago despesas pessoais de R$ 2 milhões do filho de Lula. Objetivo é forçar depoimento


postado em 14/10/2015 06:00 / atualizado em 14/10/2015 07:32

Brasília – O PPS entrou nessa terça-feira (13) com pedido ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para confirmar o teor do depoimento do lobista Fernando Baiano, considerado o operador PMDB no esquema de corrupção na Petrobras. A legenda pretende utilizar a confirmação de que o lobista citou Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria tido R$ 2 milhões pagos em despesas pessoais , a fim de levá-lo a depor na CPI da Petrobras. Além de tentar convocar Lulinha, partidos de oposição querem também forçar a prorrogação dos trabalhos da comissão, que acabam no dia 23. Integrantes da CPI entendem, porém, que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está resistente a essa ideia.

“A ideia é apertar dentro da Procuradoria-Geral da República e pedir todos os documentos relativos a esse assunto. Temos que ir para cima. Não pode ficar assim. É muito grave”, afirmou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), que não conseguiu apoio de outros partidos de oposição. Apenas o PPS assina a petição. “Quanto mais gente juntar, melhor, vai dar consistência ao nosso pedido.” “Em caso positivo (da delação), solicito a V.Sa. informar a este parlamentar a existência de afirmação do referido colaborador acerca de pagamentos efetuados por ele ao senhor Fábio Luís da Silva”, pede Bueno no ofício, que trata da possibilidade da convocação de Lulinha na CPI da Petrobras.

“Solicito ainda verificar a possibilidade de fornecer a este parlamentar cópia dos documentos recebidos pelo Ministério Público Federal, referentes ao depoimento do sr. Fernando Antônio Falcão Soares, com o objetivo de contextualizar a sua convocação à CPI da Petrobras, assim como auxiliar nos trabalhos investigativos que se façam necessários”, pediu Bueno.

NEGATIVA Em nota, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, negou que tenha tido despesas pagas por Fernando Baiano. “O sr. Fábio Luís Lula da Silva jamais recebeu qualquer valor do delator mencionado”, afirma a nota divulgada pelo advogado Cristiano Martins. A estratégia usada pelo PPS é a mesma do Psol, que encaminhou questionário a Rodrigo Janot para que ele confirmasse as contas secretas de Eduardo Cunha na Suíça. Com base na resposta de Janot, o Psol protocolou pedido de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra o peemedebista, o que deve ocorrer nesta quarta-feira. “Precisamos de confirmação oficial e o procurador, que já atendeu pedido semelhante do Psol com relação às contas do presidente da Câmara, deve responder a nosso questionamento.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)