Jornal Estado de Minas

STF autoriza abertura de novo inquérito para investigar Cunha

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato na Corte, autorizou, nesta quinta-feira , a abertura de novo inquérito contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a mulher dele, Cláudia Cordeiro Cruz, e a filha Danielle Dytz Cunha Doctorovich. O motivo é a descoberta de quatro contas na Suíça ligadas ao casal e a um cartão de crédito da mãe em conjunto com a filha.

A Procuradoria-Geral da República suspeita que o deputado recebeu propina de pelo menos 1,31 milhão de francos depois que a Petrobras comprou metade de um campo de petróleo na África. Outra denúncia é que parte do dinheiro foi usado para a família do peemedebista pagar despesas pessoais no exterior, como aulas de tênis, inglês e de um MBA.

Além disso, o Ministério Público fez um acréscimo à denúncia já apresentada contra o deputado em que ele foi acusado de receber ao menos US$ 5 milhões de propina depois que a Petrobras pagou US$ 1,2 bilhão por dois navios do estaleiro Samsung. O pedido de novo inquérito contra Cunha foi registrado e autorizado no Supremo ontem como inquérito nº 4146..