A presidente Dilma Rousseff conheceu nesta segunda-feira as instalações da fabricante aeronáutica sueca Saab, que produz o Gripen NG, novo caça que equipará a Força Aérea Brasileira (FAB) em 2019. Um dos principais pontos da visita de cortesia foi a apresentação à presidente da maquete da aeronave em tamanho real exposta em um dos angares da companhia em Linköping, no sul da Suécia.
Leia Mais
Dilma diz a empresários que Brasil continua 'seguro' para investimentosGoverno minimiza ameaça da Indonésia de suspender compra de aviões da EmbraerDilma chegou acompanhada de sua delegação de ministros, que inclui o ministro da Defesa, Aldo Rebelo.
No início da visita, Dilma assistiu a uma apresentação realizada pelo diretor-presidente da Saab, Hakan Buskhe, que apresentou à delegação brasileira os produtos mais importantes fabricados pela companhia. "Nós somos líderes em submarinos convencionais", explicou Buskhe, citando um exemplo de material bélico produzido pelos suecos. "Nós somos o mais barato avião de caça do mundo, mas também o mais eficiente", disse ele sobre o Gripen NG.
Na oportunidade, Dilma entrou no cockpit do caça para conhecer os equipamentos e, a seguir, encontrou-se com engenheiros brasileiros que trabalharão no projeto ao lado dos projetistas suecos. "A transferência de tecnologia nada mais é do que a capacidade que temos de ter pessoas que vão absorver o conhecimento aqui e poderão criar outros conhecimentos. A importância deles é imensa", afirmou, cercada dos engenheiros e suas famílias. "Só comprar o avião não era o que interessava. Nos interessava comprar o avião e que a tecnologia fosse transferida.".