Uma jovem de 18 anos foi detida pela Polícia Militar no final da manhã de ontem em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas, por ter furado com uma faca um boneco inflável do ex-presidente Lula. O ataque foi durante um protesto contra a corrupção no governo federal, na Praça do Santuário. A mulher foi detida por militares e levada para o plantão da Polícia Civil.
A jovem, que não teve o nome divulgado, foi ouvida e liberada. O crime de dano material é de pouco potencial ofensivo, segundo a Polícia Civil, e ela apenas assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), se comprometendo a prestar depoimento depois no Juizado Especial Criminal. O teor do depoimento dela ao delegado também não foi divulgado. Segundo a Polícia Civil, a pena por danos materiais é de multa ou detenção de até dois anos.
Manifestantes lamentaram a atitude da mulher. “É triste ver jovens doutrinados ideologicamente nas escolas e esses jovens são induzidos a se opor a um país sem corrupção”, disse Júlio Hubner, um dos coordenadores das manifestações contra a corrupção no interior de Minas. “Foi mais um manifesto pacífico com a presença do boneco inflável.