O governo do Rio Grande do Sul informou nesta terça-feira que a União bloqueou as contas do Estado, pelo quarto mês consecutivo, devido ao atraso no pagamento do serviço da dívida. A parcela que está em aberto, referente a outubro, é de R$ 263,5 milhões.
Leia Mais
Com mãe doente, Dilma cancela viagem ao Mato Grosso do SulOperação Zelotes indica que Gilberto Carvalho recebeu 'kit' de consultoriasTesouro Nacional desbloqueia contas do RS após pagamento de parcela da dívidaVotação no Senado de projeto que limita a dívida do governo é adiadaEm agosto, o Tesouro passou a cumprir a cláusula contratual entre as partes que determina o bloqueio das contas do Estado nos casos de inadimplência. As projeções da Secretaria da Fazenda do RS indicam que o congelamento de recursos será superado até o final da próxima semana, quando já estiver concluído o ingresso de ICMS da Substituição Tributária (dia 9), da primeira etapa de combustíveis, energia e telecomunicações (dia 10) e do comércio (dia 12).
Na última sexta-feira, último dia do mês, o governo gaúcho anunciou o pagamento integral da folha dos servidores vinculados ao Poder Executivo, sem a necessidade de parcelamento. Para isso, além de atrasar o serviço da dívida, deixou pendências da ordem de R$ 600 milhões entre repasses para prefeituras, hospitais, programas sociais e fornecedores..