O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), marcou para as 17h desta quarta-feira o anúncio do relator do caso contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O processo para investigar se houve quebra de decoro do peemedebista foi aberto formalmente nessa terça-feira (3). Cunha é acusado de receber propina para viabilizar negócios da Petrobras e de manter contas secretas na Suíça.
Leia Mais
Aliados são escolhidos para relatar processo contra CunhaCandidatos à relatoria do Conselho de Ética veem 'evidências' contra CunhaAliado de Cunha, Paulinho da Força deve integrar Conselho de ÉticaPresidente do Conselho de Ética se reúne com Russomanno antes de anunciar relatorCunha se reúne com advogados para traçar estratégia de defesaO processo pode durar até 90 dias úteis. Com a escolha do nome do relator, começa a contar o prazo de dez dias para apresentação de um parecer preliminar que apontará se a representação deve continuar. Se o relator definir pela admissibilidade e o colegiado aprovar a decisão, Cunha terá outros dez dias para apresentar sua defesa.
A partir daí, o conselho tem mais 40 dias para ouvir testemunhas e colher documentos. Com o fim desse período de oitivas e coleta de provas, o relator terá ainda mais dez dias para concluir o parecer final indicando a perda do mandato para que o conselho delibere sobre o destino de Cunha.
Com Agência Brasil.