A presidente Dilma Rousseff comentou no final da tarde desta sexta-feira a tragédia no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Região Central de Minas Gerais. Pelo Twitter, Dilma afirmou que recebeu com pesar a notícia do rompimento das barragens. Ela informou que ligou para o governador Fernando Pimentel colocando à disposição da administração estadual a ajuda do governo federal. A presidente ainda afirmou que o governo federal vai liberar o saque do FGTS para os atingidos. A população terá acesso ao valor de até R$ 6,2 mil para as despesas imediatas. Para possibilitar o saque, o governo de Minas precisa reconhecer o estado de emergência local, informa a nota da Secretária de Imprensa.
Leia Mais
Aécio diz que provas contra Eduardo Cunha são 'extremamente graves'Dilma pede a líderes no Congresso prioridade para medidas de ajuste fiscalDilma disse que as Forças Armadas, em especial o Exército, estão a postos para colaborar nos trabalhos de busca. Ela lembrou na rede social que o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o Secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, já estiveram, na manhã de hoje, na região atingida.
O acidente foi registrado por volta das 15h de quinta-feira, quando a Barragem do Fundão, carregada de rejeitos minerais, se rompeu e provocou uma onda de lama que se propagou e atingiu a Barragem de Santarém, constituída de água. A mistura de água e rejeitos atingiu toda a comunidade de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas. Todo o município foi esvaziado.
Até o momento, uma morte foi confirmada.