Jornal Estado de Minas

Lacerda vai a China para apresentar Programa BH Cidadania

O Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, está nesta segunda-feira em Pequim, na China, onde participa de evento do Banco Mundial. Lacerda foi convidado para apresentar experiência do Programa BH Cidadania, que beneficia cerca de 200 mil pessoas em áreas de vulnerabilidade social na capital.

“No BH Cidadania, a pessoa tem acesso a todos os programas sociais da Prefeitura, cursos de qualificação profissional, inclusão digital, orientação jurídica, direitos de cidadania, esportes, lazer e cultura. E o que é mais importante, com o foco voltado para a família. É um programa de absoluto sucesso, que tem sido indispensável para as nossas políticas de inclusão social e redução das desigualdades”, disse o prefeito.

Lacerda apresentou o programa BH Cidadania na sessão plenária intitulada "A Arquitetura para uma Rede de Seguridade e Proteção Social Urbana: Modelos Institucionais e de Financiamento", que abordou a questão da implementação de programas de proteção social no contexto urbano por meio da gestão pública. Os outros participantes dessa sessão foram o chefe da Agência de Planejamento e Desenvolvimento Regional de Surakarta, na Indonésia, Ayhani Sidiki, e o coordenador nacional da Juventude, Emprego e Operações de Suporte Social de Abuja, na Nigéria, Peter Papka.

O evento patrocinado pelo Banco Mundial sobre prática global de proteção social e trabalho, batizado de Fórum de Aprendizagem Sul-Sul, começou nesta segunda-feira em Pequim, na China. O fórum anual, que chega à sua sexta edição, tem como tema central “Sistemas de Proteção Sociais Urbanos”, com foco em programas e sistemas que constituem redes de proteção social nas cidades

Entrevista com o prefeito Márcio Lacerda


Por que BH conquistou esse reconhecimento Banco Mundial?
Este reconhecimento do Banco Mundial ao bom trabalho que fazemos nas políticas sociais em Belo Horizonte é um motivo de orgulho para toda a cidade. Eu sempre ressalto que Belo Horizonte tem uma rede de proteção social que permite a todos os cidadãos contarem com o apoio da prefeitura, principalmente aqueles mais carentes, que mais precisam. O Programa BH Cidadania é o principal eixo dessa rede de proteção.
Quando assumimos em 2009 eram 16 equipamentos e hoje já são 34, atendendo a quase 200 mil pessoas. No BH Cidadania a pessoa tem acesso a todos os programas sociais, cursos de qualificação profissional, inclusão digital, orientação jurídica, direitos da cidadania, esportes, lazer, cultura. E o que é mais importante: com o foco voltado para a família. Nosso objetivo não é somente atender a uma necessidade pontual da pessoal, mas auxiliar na melhor e mais saudável estruturação da família. É um programa de absoluto sucesso, que tem sido indispensável para as nossas políticas de inclusão social e redução das desigualdades.

Qual a importância desse evento?

O Banco Mundial, fundado em 1944, é uma instituição internacional de financiamento e assistência técnica para os países em desenvolvimento ao longo do mundo. O objetivo principal é a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento. Portanto, este vento oferecerá uma oportunidade única para os países identificarem experiências promissoras de proteção social, bem como suporte ao aprendizado dos países, experimentação e inovação.
Estão presentes aqui governantes e gestores de vários países. Este Fórum destina-se a promover a partilha de conhecimentos entre os governos, o compartilhamento de experiências de sucesso que estão acontecendo pelo mundo.