Brasília, 12 - A presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), saiu em defesa do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e disse que é uma inabilidade, em meio a uma crise econômica e política, falarem em tirar o ministro.
A senadora esteve com Levy várias vezes nos últimos dias, quando se intensificaram os rumores de que ele poderia deixar o cargo. "Eu estou fixada no debate com o ministro da Fazenda porque ele é ministro da Fazenda e as prerrogativas que ele está exercendo nesse processo é de ministro da Fazenda", afirmou, ao deixar reunião com Levy no Ministério.
A senadora disse ainda que uma eventual substituição de Levy pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles não muda a economia "em um estalar de dedos". "Nada muda, é uma tolice e não contribui pra que a gente possa avançar nas votações necessárias no Congresso Nacional", completou.
LDO
Rose disse ainda que a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 foi bem-vista pelo governo. "Falei há pouco com o ministro Jaques Wagner Casa Civil e ele achou bom que estamos superando algumas questões mais difíceis", disse.
De acordo com a senadora, a votação "surpreendeu" o ministro Levy, que avaliou como importante avançar nos projetos econômicos. Conforme o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, noticiou mais cedo, entretanto, Levy atuou nos bastidores para que o projeto fosse votado sem o abatimento dos gastos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como foi feito.