A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avaliou nesta segunda-feira que a apresentação antecipada do parecer preliminar pelo relator do processo contra o peemedebista no Conselho de Ética da Casa, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), "fere" o direito de defesa do parlamentar. Em nota assinada pelo advogado Marcelo Nobre, a defesa avalia que a "antecipação injustificada" representa "cerceamento do direito de defesa" e afirma que, mesmo com o procedimento "precipitado", apresentará nesta terça-feira, 17, a defesa preliminar de Cunha.
Leia Mais
Relator diz ter encontrado 'em tese' indícios de vantagens indevidas de CunhaMinistros do STF avaliam que Cunha perdeu condição de comandar CâmaraCada vez mais cercado de denúncias, Cunha se "desidrata" na CâmaraCunha tem nova derrota em processo para cassar mandatoCunha diz que evento do PMDB não é fórum apropriado para romper com governoAntecipação de parecer contra Cunha surpreende integrantes do Conselho de ÉticaLíder do PPS apoia parecer de Pinato no Conselho de Ética contra CunhaComo mostrou mais cedo o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Fausto Pinato resolveu antecipar para esta segunda-feira a apresentação do parecer preliminar em razão das manobras que aliados do peemedebista prometem fazer no colegiado para atrasar a análise do processo. Segundo apurou a reportagem, a antecipação foi combinada pelo relator com o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), para dar "celeridade" ao processo por quebra de decoro parlamentar contra o peemedebista.
No início da semana passada, Pinato afirmou que poderia antecipar a entrega do parecer para esta segunda. Na quinta-feira, contudo, mudou de ideia e disse que só iria apresentar o documento após o presidente da Câmara fazer sua defesa prévia. Após concluir o parecer no fim de semana, Pinato voltou atrás e convocou no início da manhã coletiva de imprensa para anunciar admissibilidade do processo..