Belo Horizonte, Betim e Porto Alegre firmaram ontem, durante o Fórum Vida Urbana, que aborda temas contemporâneos relacionados à mobilidade e planejamento urbano sustentável, o Protocolo Global de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Segundo o prefeito Marcio Lacerda (PSB), o programa fornece a primeira plataforma global para governos municipais divulgarem as emissões de gases de efeito estufa, os riscos das mudanças climáticas e eventuais progressos anuais para alcançar as metas de redução da poluição. “Esses são compromissos firmados pela capital mineira com o Compacto de Prefeitos”, afirmou Lacerda.
Leia Mais
PBH usará biometria para evitar fraude em concursoPrazo para servidor da PBH apresentar declaração de bens termina este mêsSenado: meio ambiente equilibrado poderá virar direito fundamentalCom encerramento previsto para hoje, em Belo Horizonte, o Fórum Vida Urbana, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos, reúne gestores públicos, representantes da sociedade civil e acadêmica, além de especialistas nacionais e estrangeiros, para o debate sobre o futuro das cidades.
Hoje, Marcio Lacerda e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vão discutir a reformulação dos planos diretores das duas cidades. No caso da capital mineira, a matéria está em discussão no âmbito da Câmara Municipal de Belo Horizonte. “São discussões amplas, que fornecem muitos subsídios para o debate internacional do futuro das cidades”, afirmou o prefeito, em referência à 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), a ser realizada no mês que vem, em Paris.
“Belo Horizonte é uma cidade que está crescendo preocupada em oferecer áreas de lazer, espaço amigável para a circulação dos pedestres e dos ciclistas, todas diretrizes defendidas pela ONU e adotadas por cidades consideradas sustentáveis”, afirma Lacerda..