Durante encontro estadual neste sábado, em Belo Horizonte, o PCdoB aprovou o lançamento de candidaturas da legenda em quatro dos oito maiores colégios eleitorais mineiros e que poderão ter segundo turno nas eleições do ano que vem. De acordo com o presidente estadual do partido, deputado federal Wadson Ribeiro, a legenda pretende ter pré-candidaturas próprias na capital, Betim, Juiz de Fora e Contagem, onde vai tentar a reeleição do prefeito Carlin Moura.
Em relação a Contagem, onde começam a aparecer divergências sobre uma composição entre PCdoB e PT na cidade, o deputado disse considerar “um ataque” uma possível ruptura entre as duas legendas. Em 2012, PCdoB e PT disputaram o segundo turno das eleições para Contagem e, derrotado, o PT chegou a ficar fora do governo e ir para a oposição durante um bom tempo. Recentemente, as duas legendas se acertaram e as conversas davam conta de uma aliança para as eleições de 2016.
Nos últimos dias, começaram a surgir pesquisas simulando uma disputa entre Carlin Moura e a deputada estadual Marília Campos (PT), que foi prefeita de Contagem por dois mandatos consecutivos e antecessora do comunista. E parte do PT de Contagem quer que a legenda lance candidatura própria. “Essa possibilidade é um grande ataque à aliança construída em Contagem com PT e PMDB, que hoje fazem parte do nosso governo.”
Sobre Betim, Wadson disse considerar legítimo que o PCdoB postule uma candidatura já que nem PT nem PMDB ocupam a prefeitura. “Em Betim, quem está no comando é o PSDB, um dos nossos principais adversários.” No entanto, na cidade, o PMDB também postula a candidatura, e o governador Fernando Pimentel é aliado do PHS, partido que faz oposição ao atual prefeito Carlayle Pedrosa e que pleiteia lançar candidato. Em Juiz de Fora, o comando atual é do PMDB, que vai disputar a reeleição com Bruno Siqueira. Mas lá, avalia Wadson, a situação é diferente, pois o PMDB não fez campanha para a eleição de Pimentel. Além disso, segundo ele, o PT até agora não se posicionou publicamente pela candidatura própria. “Se o PT lançar candidato podemos conversar, mas se o partido não for ter um nome, o natural é que nos apoie, porque nas duas últimas eleições nos o apoiamos”.
A legenda também vai lançar o deputado estadual Celinho do Sintrocel para o comando da Prefeitura de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Nas eleições municipais passadas, o PCdoB perdeu a disputa para o PT por uma pequena margem de votos (52,05% a 47,95%).