Em almoço com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do PT nesta quinta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "uma grande burrada" a tentativa do senador Delcídio Amaral (PT-MS) de tentar barrar as investigações da Operação Lava Jato.
Leia Mais
'Está doendo até agora', diz petista que votou para manter prisão de DelcídioMinistro Fux diz que ficou perplexo e surpreso com prisão de DelcídioAécio cobra posicionamento de Dilma sobre prisão de DelcídioGoverno autoriza deslocamento de servidores para segurança a Lula em viagemDelcídio arquitetou pelo menos seis crimes em conversas secretas com filho de CerveróLula pede que as pessoas se coloquem no lugar de Dilma antes de criticá-laSérgio Moro intima PF para ouvir Bumlai até segunda-feiraApós prisão, Delcídio é "vítima" de tuiteiros nas redes sociais e sua equipe deleta contaDelcídio diz que ofereceu ajuda a Cerveró por uma 'questão humanitária'O ex-presidente disse ter ficado surpreso quando soube dos detalhes da gravação que levou Delcídio à cadeia. Para Lula, o senador é um político experiente, sofisticado, que não poderia ter se deixado gravar de forma simples como foi feito por Bernardo Cerveró.
Embora não tenha o hábito de abandonar os companheiros pelo caminho, Lula não deve sair em defesa de Delcídio, ao menos que o senador apresente uma defesa consistente sobre o ocorrido. Segundo pessoas próximas, Lula condenou a ação de Delcídio contra a Lava Jato e considera que a atuação do senador preso causou constrangimento para o governo e para o PT.
O ex-presidente foi consultado pelo presidente do PT, Rui Falcão, antes da divulgação da nota na qual o dirigente petista diz que o partido não deve solidariedade a Delcídio. Apesar disso, Lula ainda não se posicionou sobre a possível expulsão do senador pelo PT.
Na manhã desta quinta-feira, durante o evento sobre redução da desigualdade social promovido pelo Instituto Lula, CUT e Fundação Friedrich Ebert, o ex-presidente preferiu ficar calado, apesar da insistência de outros participantes para que tomasse a palavra e do tema, sobre o qual costuma proferir longos discursos..