Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, estados mais atingidos pelo rompimento de uma barragem da Samarco (controlada pelas mineradoras Vale e BHP Bilinton) , em Mariana, que soterrou um distrito e contaminou todo a bacia do Rio Doce e também o litoral capixaba, estão reunidos nesta tarde com a presidente da República, Dilma Rousseff.
Os dois foram chamados pela presidente para tratar da situação de calamidade que tomou conta das cidades atingidas pela chegada de toneladas de lama e da repercussão ambiental do acidente. A presidente vem sendo cobrada por ambientalistas e pela oposição a ter uma postura mais enérgica no caso, já configurado como o maior desastre sócio-ambiental já registrado no Brasil.
No dia 20 de novembro, os dois governadores se encontraram em Belo Horizonte, com a presença do presidente do Instituto Terra, fotógrafo Sebastião Salgado, mineiro do Vale do Rio Doce, e com representantes dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Espírito Santo e com a Advocacia Geral do Estado (AGE) para tratar de ações conjuntas em relação ao rompimento da barragem.