O governador de Minas, Fernando Pimentel, anunciou nesta sexta-feira que salário referente a novembro dos servidores estaduais será pago na próxima quarta-feira e o 13º no dia 22 de dezembro, em parcela única. Segundo o petista, contrariando os pessimistas que especulavam sobre a possibilidade de atraso, o estado fará o pagamento.
"É uma boa notícia que eu tenho enorme satisfação de divulgar. Graças ao esforço que nosso governo fez ao longo de todo ano, de contenção de despesas e restrição de gastos, conseguimos chegar ao fim do ano, apesar da enorme dificuldade e do déficit orçamentário, podendo anunciar agora que vamos pagar a folha de novembro integralmente no dia 9 de dezembro e, no dia 22 de dezembro, também vamos pagar integralmente, em parcela única, o 13º salário", afirmou.
A dificuldade financeira enfrentada pelo governo de Minas corresponde a um déficit consolidado de R$ 3 bilhões. O valor refere-se apenas ao que foi apurado até o segundo quadrimestre deste ano. O número foi apresentado na semana passada pelo subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade no Gasto, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Lopes Martins, em reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa. O principal impactante nesse valor são despesas com pessoal.
Nos corredores da Cidade Administrativa alguns servidores relatavam o receio de não receber em dia os vencimentos deste mês. O temor se estendia à possibilidade de receber o 13º de forma parcelada.