(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mesa da Câmara manobra, troca relator e reunião do Conselho de Ética é adiada sem votar

Está é a quinta sessão que é suspensa sem que haja votação do relatório contra Eduardo Cunha


postado em 09/12/2015 16:29 / atualizado em 09/12/2015 16:47

(foto: Agência Câmara)
(foto: Agência Câmara)

O roteiro das últimas sessões do Conselho de Ética voltou a se repetir na tarde desta quarta-feira: muito tumulto, discussões acaloradas e nada de votação. O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, José Carlos Araújo (PSD-BA), acabou encerrando a votação do parecer sobre a representação contra o presidente Eduardo Cunha, sem que nada fosse analisado. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados manobrou e o conselho teve que acatar recurso que retirou do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) a relatoria do processo por quebra de decoro parlamentar contra Cunha. Nova reunião foi agendada para as 9h30 desta quinta-feira, onde o novo relator será anunciado. Antes, porém, Araújo protestou. “Eu não posso aceitar, eu tenho que me dobrar porque a Mesa é um órgão superior e eu tenho que cumprir, mas não posso aceitar de bom grado essa decisão. Isso é golpe", afirmou.

O recurso que tirou Pinato foi sido solicitado por um aliado de Cunha, o deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), e foi acatado pelo vice-presidente, Waldir Maranhão (PMDB-MA), outro aliado do peemedebista. Com o impedimento de Pinato, o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), nomeou Zé Geraldo (PT-PA), que decidiu assumir na íntegra o texto do colega, mas a decisão foi questionada por outros parlamentares e o presidente do conselho voltou atrás.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) disse que a situação era humilhante para o colegiado e que a manobra se tratava de "jogatina" e "chicana". "O que estamos vivendo aqui nunca vivemos. Isso é um circo que está sendo montado porque quem está sendo julgado é o presidente da Casa", disse.

Alguns membros da Mesa Diretora, como a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) e o deputado Alex Canziani (PTB-PR), vieram à sessão informar que a decisão que retirou o relator Fausto Pinato (PRB-SP) da função foi exclusiva do vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA), aliado de Cunha.

A pressão para o adiamento da sessão veio principalmente do novo líder do PMDB, Leonardo Quintão (MG). Ele apelou para que Araújo encerre a sessão e convoque nova sessão para 24 horas.

Nova lista tríplice

Logo após o encerramento da sessão, o presidente do conselho fez o sorteio dos nomes que vão compor a lista tríplice. São eles os deputados: Léo de Brito (PT), Marcus Rogério (PDT), Sérgio Brito (PSD). Segundo José Carlos Araújo, na sessão de amanhã ele anunciará o nome do escolhido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)