O governo federal poderá, partir desta quinta-feira, 10, pagar todas as pedaladas fiscais devidas aos bancos públicos (BNDES, Banco do Brasil e Caixa) e ao FGTS. A conta total, segundo o próprio governo, é de R$ 57 bilhões. A liberação ocorreu porque Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu na tarde desta quarta-feira, 9, a análise de mérito do julgamento das pedaladas.
Leia Mais
Relator do TCU nega recurso do governo em análise das pedaladas fiscaisEm defesa no TCU, governo reafirma que pedaladas não são operações de créditoDecisão do TCU abre caminho para que governo pague 'pedaladas' neste anoPagamento de pedalada é manobra, diz oposiçãoDe acordo com o TCU, os órgãos envolvidos terão 30 dias para apresentar um cronograma com previsão de normalização dos pagamentos dos valores em atraso no "prazo mais curto possível". Cabe ao governo fazer uma avaliação e apresentar um plano ao tribunal sobre a forma de pagamento. O tribunal só se pronunciará novamente após nova análise da documentação a ser entregue.
Nesta quarta-feira, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, indicou a intenção do governo de que as pendências sejam quitadas ainda neste ano. "Nós aguardamos essa sessão do TCU de hoje para apresentar a proposta e, se necessário, provavelmente incluir o pagamento dos R$ 57 bilhões este ano", disse..