A Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados rebateu a informação de que teria orientado a assessoria do Conselho de Ética a optar pelo atual bloco de partidos ao fazer o sorteio do relator que analisaria o processo disciplinar contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Leia Mais
Conselho de Ética arquiva processo disciplinar contra Chico AlencarRelator do Conselho de Ética diz que não apresentou parecer por "cautela"OAB diz que 'está pronta' para ir ao STF contra 'manobras' no Conselho de ÉticaFoi com base na formação dos blocos no início da legislatura que o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), acolheu o pedido para retirar Pinato da função. A defesa de Cunha alegou que, por pertencer ao mesmo bloco do PMDB, Pinato não poderia relatar o processo. Diante da revelação de Araújo, o líder da Rede, Alessandro Molon (RJ), disse que incluirá a informação no pedido de afastamento do peemedebista que será protocolado na Procuradoria Geral da República (PGR).
A Secretaria Geral da Mesa afirmou que houve uma consulta informal sobre a formação dos blocos e esclareceu na ocasião que, durante toda a legislatura, vale o bloco formado em fevereiro durante a eleição da Mesa Diretora. É essa formação de fevereiro que é levada em conta no cálculo da proporcionalidade dos partidos e na divisão de espaço nas comissões. A informação da Secretaria Geral é que a assessoria do Conselho disse que, no colegiado - que é um órgão independente e que, portanto, não precisaria se submeter a orientações da Secretaria Geral da Mesa -, costuma-se seguir a formação atual dos blocos.
Ao Broadcast Político, o secretário-geral da Mesa, Silvio Avelino, explicou que, mesmo o Conselho não tendo problemas até hoje em basear-se no bloco atual para tomar decisões e fazer sorteios de relatores, qualquer parlamentar poderia recorrer à Mesa contestando o critério.
No início da legislatura, o PRB fazia parte de um bloco formado por 14 partidos, entre eles o PMDB. Meses depois, o bloco foi desfeito e o PMDB permaneceu apenas com o PEN. Já o PRB se juntou aos nanicos PTN, PMN, PTC e PTdoB. De acordo com a Secretaria Geral da Mesa, a atual formação, no entanto, vale apenas para as orientações de votação em plenário e não na distribuição de postos na Casa..