O PT na Câmara passou a adotar tom moderado contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para evitar retaliação do peemedebista ao governo nas votações de matérias do ajuste fiscal que precisam ser aprovadas até o fim do ano. O posicionamento é diferente do tom agressivo adotado pela bancada do partido na Casa, após Eduardo Cunha deflagrar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na semana retrasada. Na ocasião, petistas eram explícitos ao cobrar o afastamento do peemedebista.
Leia Mais
Eduardo Cunha será notificado até esta quarta-feira pelo Conselho de Ética10 provas de que o Twitter se divertiu com a operação na casa de Eduardo CunhaCunha nega que vá renunciar e diz que operação na casa dele é "revanchismo"Congresso começa ano novo com agenda velha de votações Táxi encontrado na casa de Cunha está em nome de acusado de receber propinaPT, PCdoB, Rede e PSOL pedem ao Supremo o afastamento cautelar de Cunha"Não me cabe fazer esse tipo de ponderação. Estou me concentrando em aprovar as matérias importantes para o Brasil", afirmou Sibá. De acordo com o parlamentar, o caso do peemedebista deve ser tratado pela Justiça e no Conselho de Ética da Casa. Apesar do tom moderado, Sibá rebateu acusações de Cunha, mais cedo, de que o governo teria articulado a Operação Catilinárias. Desdobramento da Lava Jato, a ação cumpriu 53 mandados de busca e apreensão contra vários políticos do PMDB, como o presidente da Câmara.
"Não podemos concordar com as palavras do presidente da Câmara de atribuir responsabilidade ao governo.
De acordo com Sibá Machado, o PT e o governo são "contra qualquer processo de seletividade". "Estamos refutando as palavras a nós atribuídas", disse. Apesar de rebater Cunha, o petista não fez comentários sobre a operação, que atingiu casas e escritórios de Cunha hoje pela manhã.
Recesso
O líder do PT afirmou que o partido só vai anunciar novo posicionamento sobre a suspensão ou não do recesso parlamentar de fim de ano após a sessão do STF que deve julgar o rito do impeachment. A sessão está prevista para esta quarta-feira, 16..