O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou na tarde desta quinta-feira, 17, minimizar as declarações feitas pelo ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró que disse, em delação premiada, ter pago R$ 6 milhões em propina ao peemedebista e ao colega de bancada Jader Barbalho (PMDB) para a campanha de 2006.
Leia Mais
Jantar com Jader e Renan tratou de comissões, afirma CerveróRenan diz que Temer rebaixou PMDB a distribuidor de cargosRenan mostra a senadores carta em que chama Temer de 'mordomo de filme de terror''Cadê o resto?' cobravam os deputados por mais propinas, diz delatorCerveró deixa prisão para passar festas de fim de ano em casaRenan diz a artistas não haver uma 'franja' de indício para abrir impeachmentOs US$ 6 milhões para Jader e Renan, segundo Cerveró, foram obtidos logo depois de concluída a negociação referente à sonda Petrobras 10.000. Para o peemedebista, é preciso deixar "as coisas claras". Ele repetiu sua fala de que o homem público tem que prestar contas de tudo o que faz e destacou que tem se colocado à disposição. Disse ainda já ter dado seus esclarecimentos, colocado seus sigilos à disposição da Justiça. "Sou responsável pelos meus atos", disse.
Renan reclamou de não ter acesso às investigações que o envolve - é alvo de seis inquéritos -, sendo, destacou, geralmente informado nos corredores pela imprensa. O peemedebista disse ter autorizado, como presidente do PMDB alagoano, agentes da Polícia Federal a entrarem na sede do diretório regional para realizar na terça-feira, 15, as buscas e apreensões decorrentes da nova fase da Operação Lava Jato.
"Sempre fui responsável pelos meus atos. Abri mão dos meus sigilos.
Cunha
Mais cedo, Renan não quis comentar o pedido feito ontem pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento de Eduardo Cunha do comando da Câmara. Ele disse que não teve acesso às informações sobre o caso e ainda chegou a, em tom de brincadeira, pedir ajuda aos jornalistas para saber se descobre os casos que o envolvem - Renan responde a seis inquéritos decorrentes das investigações da Operação Lava Jato..