Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou na manhã desta sexta-feira o fim do julgamento sobre rito do impeachment na Corte. Os ministros fizeram a leitura da ata, que resume a decisão tomada nessa quinta-feira, 17. O texto será publicado em edição extra do Diário de Justiça deste sábado, 19.
Na quinta-feira, 17, por maioria, os ministros da Corte admitiram a tese governista de que a Câmara apenas autoriza o andamento do processo, mas a decisão não vincula a instauração do impeachment no Senado. Pela decisão, somente a aprovação por maioria simples dos senadores instaura o procedimento, o que geraria afastamento de Dilma do cargo por 180 dias. Os ministros também derrubaram a eleição que formou Comissão Especial sobre o tema na Câmara com maioria pró-impeachment.
Leia Mais
STF está praticando ativismo de altíssimo grau, diz Reale JúniorWagner elogia decisão do STF e diz que recesso deveria ser mais curtoCunha diz respeitar decisão do STF sobre impeachmentApós decisão do STF, oposição estuda nova estratégia para impeachmentPara Planalto, decisão do STF sobre rito de impeachment dá fôlego à presidenteDilma vence no STF e Senado terá palavra final sobre impeachmentCunha entrega nesta segunda questionamentos ao STF sobre rito de impeachmentAinda cabe um tipo de recurso à decisão do STF, os chamados embargos de declaração.