O ex-ministro José Dirceu vai ter de esperar o julgamento na Lava-Jato para saber como cumprirá o restante da pena no caso do mensalão. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu aguardar uma definição do juiz Sérgio Moro, do Paraná, antes de julgar o pedido da Procuradoria-Geral da República de mandar o petista de volta para o regime fechado.
Leia Mais
Lula atribui a Dirceu indicação de diretores para a PetrobrasDirceu nega à Justiça 'atos ilícitos' após sua condenação no mensalãoJustiça marca data para interrogatório de Dirceu na Lava- JatoMensalão e Lava-Jato são casos distintos, mas personagens se repetem, diz PFConversas de celular mostram Dirceu discutindo ministérios de Dilma em 2014Lava-Jato suspende pauta conservadora de Cunha na Câmara dos DeputadosEx-ministro José Dirceu pode deixar cadeia por indulto de NatalJosé Dirceu vai pedir à Justiça perdão de pena do mensalãoO procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu em outubro ao STF que Dirceu perca o benefício do regime aberto em prisão domiciliar, adquirido no cumprimento da pena do mensalão, depois que o ex-ministro voltou a ser preso por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.
Para Janot, há indícios de que Dirceu cometeu crimes após a condenação pelo mensalão. O procurador-geral argumenta que não seria preciso esperar o julgamento na Lava-Jato para que o ex-ministro voltasse ao regime fechado.
O petista foi condenado a 7 anos e 11 meses em 2013 por corrupção ativa no escândalo do mensalão e progrediu de regime em novembro do ano passado. Dirceu está em prisão preventiva desde o dia 3 de agosto em Curitiba, onde tramitam os processos da Operação Lava-Jato que correm em primeira instância.
Na Lava-Jato, Dirceu foi denunciado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. De acordo com as investigações da Polícia Federal, ficou comprovado que o ex-ministro comandava um esquema de recebimento de propina que beneficiava o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, entre outros..