O governador Fernando Pimentel disse nesta quarta-feira que não há como garantir nos próximos meses o pagamento do salário dos servidores até o quinto dia útil. "Acho difícil (pagar até o quinto dia util), que a gente consiga manter esse cronograma até então adotado no estado", afirmou o governador. Os servidores vão receber os salários de dezembro no dia 13. A jutificativa do governo é que em dezembro foram pagas duas folhas – a de novembro e o décimo-terceiro salário – o que comprometeu o pagamento neste início do ano.
Até o final da semana que vem o governo vai apresentar aos sindicatos representantes do funcionalismo um cronograma para o pagamento dos salários de janeiro, fevereiro e março – pagos em fevereiro, março e abril. "Daqui para a frente estamos fazendo todos os esforços para oferecer ao servidor um cronograma de pagamento de salários que dê segurança a ele. Mas estamos em uma situação financeira muito difícil, em todos os estados", completou o governador. Pelo menos por enquanto, o Executivo nega qualquer possibilidade de parcelamento dos salários.
Para tentar minimizar o aperto financeiro, o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, anunciou ainda que haverá um contingenciamento no orçamento deste ano, cuja proposta ainda não foi sancionada pelo governador Fernando Pimentel. De acordo com ele, estão resguardados apenas os valores aprovados para as áreas de saúde, educação, dívida e precatórios. Ele garantiu ainda que os profissionais da educação terão o reajuste salarial previsto no piso nacional.
Aplicativo
O governador Fernando Pimentel lançou nesta quarta-feira, no Palácio da Liberdade, o MG APP, um aplicativo do Governo de Minas que reúne diversos serviços públicos estaduais, como Cemig, Copasa e Detran. .