A presidente Dilma Rousseff postou na tarde desta quinta-feira a foto com Guilherme, segundo neto dela. O menino, nascido na manhã de hoje, é filho de Paula. Dilma chegou no começo da tarde a Porto Alegre para visitar a criança. O nascimento, que era esperado desde a virada do ano, ocorreu às 7h11 desta quinta-feira, quando Dilma estava em Brasília. Tanto o bebê como a mãe passam bem. "Apresento a vocês meu neto Guilherme. Assim como o Gabriel, vai alegrar a minha vida", postou a presidente em uma rede social.
A presidente aterrissou no Aeroporto Internacional Salgado Filho por volta das 14h30 e se dirigiu diretamente ao hospital, num comboio composto por quatro carros. Os veículos entraram em um acesso exclusivo do corpo médico do hospital. Dilma não parou para falar com a imprensa.
Guilherme nasceu de cesariana, com 3,940 quilos e 51 centímetros. Ele é o segundo neto de Dilma. Sua filha, Paula, já é mãe de Gabriel, que tem 5 anos.
Boletim médico
No final da tarde, a equipe médica que atende a filha de Dilma concedeu uma breve coletiva no hospital. De acordo com o obstetra Gustavo Steibel, Paula entrou em trabalho de parto por volta da meia-noite. Como ela não teve progressão da dilatação, foi necessário realizar uma cesariana. O bebê nasceu com 40 semanas e quatro dias.
"Mãe e filho passam bem e sairão do hospital em 48 ou 72 horas", disse o médico. "O bebê está ótimo e mama muito bem."
A assessoria de imprensa da Presidência ainda não informou quando a presidente retorna a Brasília. Hoje de manhã, antes de embarcar para Porto Alegre, ela participou de um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Na ocasião, ela afirmou que não sabia quantos dias ficaria na capital gaúcha porque ia depender do que estivesse acontecendo em Brasília.