Na manhã deste domingo, a presidente foi vista andando de bicicleta na Orla do Guaíba, na capital gaúcha, seguindo o hábito adquirido em Brasília. Ela estava acompanhada por dois seguranças e usava capacete, óculos e luvas. O local por onde Dilma pedalou fica próximo de seu apartamento e também da casa de sua filha, Paula, na zona sul da cidade.
A filha e o neto recém-nascido da presidente tiveram alta do Hospital Moinhos de Vento na manhã de sábado, dia 9. Guilherme nasceu de cesariana às 7h11 de quinta-feira, 7, pesando 3,940 quilos e medindo 51 centímetros. Dilma estava na capital federal e viajou à tarde para conhecer o novo neto, depois de participar de um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Guilherme era esperado desde o fim de dezembro, tanto que a presidente optou por passar o Natal e o Ano Novo em Porto Alegre.
Durante todo o tempo em que permaneceram no hospital, não houve nenhum contato da família com a imprensa.
Sem compromissos oficiais, a presidente dividiu o tempo em Porto Alegre entre as visitas à maternidade do hospital e os cuidados com o neto mais velho, Gabriel, de 5 anos, primeiro filho de Paula, que tem 39 anos e é procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul.
A próxima agenda de Dilma em Brasília é nesta segunda-feira, dia 11, às 11 horas. Ela participará de cerimônia para sanção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e para o lançamento da Chamada Universal..