Quatro superintendências Regionais de educação que abrange escolas de vários municípios da região metropolitana, incluindo a capital, e do interior suspenderam o processo de designação para as unidades de ensino sob sua coordenação.
A situação suspende o processo em 89 escolas em Belo Horizonte, 31 em Betim, 39 em Contagem, 11 em esmeraldas, 18 em Ibirité, 7 em Igarapé, 2 em Juatuba, 4 em Mario Campos e Sarzedo e 9 em Mateus Lemes e São Joaquim de Bicas, isso, apenas na Metroppolitana B. Outras seis escolas na regional de Juiz de Fora e 13 na Regional C. Já na Regional A não foi possível acompanhar a quantidade de escolas afetadas.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação, o adiamento foi causado por problemas técnicos no sistema de divulgação dos editais com as vagas para designação. Ainda segundo a Assessoria de Imprensa, as superintendências já estão atuando para corrigir a falha no sistema e não haverá qualquer alteração no cronograma de início das aulas, marcado para 11 de fevereiro.
No início da noite desta segunda-feira, houve rumores que o adiamento teria sido causado por uma liminar judicial obtida pela Associação dos Efetivados de Minas Gerais (Aemg).
Para as outras regiões, a Secretaria de Estado da Educação começou nesta segunda-feira a chamada para a designação dos professores para as vagas abertas com a declaração de inconstitucionalidade da pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Lei 100/07. De acordo a secretaria, “a designação é feita para preencher, em caráter temporário, cargos vagos ou substituição quando não existir servidor efetivo que possa exercer tal função”.
.