Designações nas regionais que apresentaram problemas serão retomadas, informa Educação

Nas áreas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte o processo retorna nesta quarta-feira. jpa em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o cronograma retoma na próxima semana

Marcelo Ernesto
A Secretaria de Educação informou nesta terça-feira que o processo de designação nas regionais Metropolitana A, B, C será retomado nesta quarta-feira.
Em Juiz de Fora, que também teve adiamento, o retorno será na próxima semana. Nessa segunda-feira quatro superintendências Regionais de educação que abrange escolas de vários municípios da região metropolitana, incluindo a capital, e do interior suspenderam o cadastramento.

“As designações das Metropolitanas A e B retomadas nesta quarta seguem até segunda-feira (1º/02). A Metropolitana C, que também atende escolas de BH e RMBH, terá designações de 27/01 a 29/01, conforme cronograma já acertado anteriormente”, informa a secretaria.

No caso da regional de Juiz de Fora, na Zona da Mata, a suspensão ocorre apenas no município que dá nome a área. Apesar disso, as designações para os cargos de ASB (Auxiliar de Serviços de Educação Básica) e ATB (Assistente Técnico de Educação Básica) vão acontecer normalmente na sexta-feira (29/01).

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação, o adiamento informado no site das regionais nessa segunda-feira foi causado por problemas técnicos no sistema de divulgação dos editais com as vagas para designação.


Para as outras regiões, a Secretaria de Estado da Educação começou ontem a chamada para a designação dos professores para as vagas abertas com a declaração de inconstitucionalidade dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Lei 100/07. De acordo a secretaria, “a designação é feita para preencher, em caráter temporário, cargos vagos ou substituição quando não existir servidor efetivo que possa exercer tal função”. .