O conselho consultivo, formado por intelectuais, artistas, governadores e prefeitos de grandes cidades, foi um pedido de Lula, então descontente com os primeiros passos de Nelson Barbosa no ministério da Fazenda. A avaliação era de que o governo seguia preso nas medidas de ajuste fiscal. A crítica segue presente entre petistas. A ideia do conselho é ajudar na elaboração de propostas para estimular a retomada do crescimento econômico a serem encaminhadas ao governo Dilma Rousseff.
O ato de desagravo é uma resposta do PT ao que considera uma "perseguição" do Ministério Público e da mídia ao ex-presidente. Na sexta-feira, 29, Lula e a mulher, Marisa Letícia, foram intimados a depor, na condição de investigados, sobre o tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, no litoral paulista. A Promotoria suspeita que imóvel pertença a Lula. Quando da deflagração da Triplo X, 22ª fase da Lava Jato, na quarta-feira, 27, a Polícia Federal informou ter incluído o tríplex 164-A, supostamente ligado à família de Lula, no rol de imóveis com "alto grau de suspeita quanto à sua real titularidade".
Nesta segunda-feira, Rui Falcão esteve reunido com Lula, no instituto do ex-presidente na capital paulista.
Também nesta segunda-feira, Lula também foi convidado pelo líder da bancada petista na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), para participar da reunião em que a legenda escolherá seu novo líder. O encontro será em Brasília na quarta-feira, 3. Lula confirmará a presença até esta terça, 2. Disputam a liderança os deputados Afonso Florence (BA), Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG). Falcão estará na reunião..