Em uma tentativa de alavancar uma candidatura tucana a prefeito de Belo Horizonte nas eleições de outubro, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, dedicou parte do dia dessa segunda-feira (15) a reuniões políticas. Pela manhã, o mineiro teve um encontro com os deputados estaduais e federais que têm base na capital mineira – de onde seguiu para um almoço com o presidente estadual do PSB e prefeito, Marcio Lacerda. O sonho dos tucanos é emplacar um nome na cabeça de chapa com o apoio dos socialistas, que ficariam com a candidatura a vice-prefeito.
“Há um consenso no partido de que tenhamos um candidato próprio (para a Prefeitura de Belo Horizonte), e de preferência com o apoio do Marcio”, afirmou nessa segunda-feira (15) o líder da minoria na Assembleia Legislativa, Gustavo Valadares (PSDB). Dentro do PSB, um nome cotado para compor a chapa é o do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão. Em setembro do ano passado, ele deixou o PP para se filiar ao PSB.
A defesa da candidatura própria passa ainda pela eleição de vereadores. Atualmente, o partido tem quatro parlamentares, resultado que é creditado à ausência de um candidato a prefeito. Isso porque ter um nome para cargo majoritário, fortalece o voto de legenda na disputa proporcional, o que aumenta a chance de eleger cadeiras do Legislativo.
O deputado João Leite (PSDB) ponderou que o encontro com Aécio foi um momento em que os tucanos puderam repassar ao presidente da legenda as “impressões” sobre a política em Belo Horizonte. Mas ele ressaltou que qualquer definição vai depender dos entendimentos com o PSB. Nos próximos dias, Aécio Neves terá uma rodada de conversas com outros partidos que possam se tornar aliados em outubro.