Em mais uma sessão em que não se votou o relatório que pede a admissibilidade da denúncia de quebra de decoro contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Conselho de ética produziu mais falas de efeito. Durante uma discussão – das várias durante a reunião de hoje -, o deputado Vinícius Gurgel (PR-AP) provocou risos de alguns colegas, mas a indignação do presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), ao interferir em um debate sobre o direito de fala. “É uma suruba isso aqui”. Ele referia-se à quantidade de partidos o que resulta em muitas lideranças com possibilidade de tempo de pronunciamento.
Apesar do riso de alguns, Araújo não gostou da atitude. “Estamos no Parlamento. Espero que as palavras usadas aqui sejam condizentes (…) No dicionário político não tem essa palavra", afirmou o presidente do Conselho, que ainda pediu que expressão fosse retirada do registro da reunião. A sessão foi encerrada logo que a ordem do dia foi iniciada no plenário da Casa. O colegiado foi convocado novamente nesta quarta-feira
Outro recurso no Supremo
O advogado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou nesta terça-feira que entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal(STF) para afastamento do presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA). Segundo Marcelo Nobre a medida é para que seja respondida questão de ordem apresentada pelo deputado Wellington Roberto (PR-PB), que coloca em dúvida a isenção do presidente do colegiado na condução dos trabalhos. Marcelo Nobre argumentou que o processo não pode prosseguir enquanto essa questão não for resolvida
Troca de titulares
Em poucos dias, o colegiado passou por alterações que tiram força do processo por quebra de decoro. Na semana passada, o deputado Wladimir Costa (SD-PA) voltou ao Conselho no lugar de Paulo Pereira da Silva (SD-SP), que havia assumido a titularidade em novembro passado quando Costa se licenciou.
Paulinho da Força, fiel aliado de Cunha, renunciou à vaga. Na mesma semana, a deputada Jozi Araújo (PTB-AP) foi indicada para a vaga de Nilton Capixaba (PTB-RO), que havia substituído o titular Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
Com agências