A Polícia Federal deflagrou a 24ª fase da Operação Lava-Jato, apelidada de Aletheia, na qual cumpre mandados de busca e condução coercitiva em Atibaia, Guarujá e São Bernardo do Campo (SP), nos endreços do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu filho, Fabio Luiz Lula da Silva. Lula mora em São Bernardo, onde a PF cumpre cinco mandados de busca e dois de condução coercitiva, quando o investigado é levado a prestar depoimento de maneira forçada.
Em Atibaia, no interior de São Paulo, onde está localizado um sítio frequentado pelo ex-presidente, a PF cumpre mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão. No Guarujá, local do Edíficío Solaris, onde há um triplex cuja propriedade é atribuída ao ex-presidente, a Justiça expediu um mandado de busca e apreensão. O Instituto Lula confirmou que há agentes também em sua sede no Ipiranga, no sudeste da capital paulist
A última fase da Lava-Jato ocorreu em 22 de fevereiro, quando a PF prendeu o marqueteiro das campanhas de Dilma e Lula, João Santana, além da mulher dele, Mônica Moura. O casal é suspeito de receber US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior. A PF suspeita que os recursos tenham origem no esquema de corrupção na Petrobras. O publicitário baiano comandou as campanhas da presidente Dilma Rousseff (PT) e a campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006.